Plano de Mobilidade e Transportes Intermunicipal da Margem Sul do Tejo

Municípios do Barreiro, Moita, Palmela, Seixal e Sesimbra
image003-1

Com a elaboração do plano de mobilidade os municípios ficaram dotados de um documento estratégico de intervenção em matéria de acessibilidades e gestão da mobilidade a curto, médio e longo prazo. O plano de ação de PMTI incorpora um conjunto de medidas operacionais que têm como objetivo a transferência modal para modos de deslocação mais sustentáveis (transportes públicos, modos suaves), ou seja, modos de transportes compatíveis com a prosperidade responsável, coesão social, defesa do meio ambiente e melhoria da eficiência energética, garantindo uma melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Quando do início da elaboração do plano pretendia-se perspetivar os impactes em termos de ordenamento do território e no sistema de mobilidade e transportes associados à concretização de um vasto conjunto de infraestruturas de transportes programadas para estes municípios. Contudo, os referidos projetos programados passaram a incertezas cruciais no que concerne à sua concretização e/ou ao horizonte temporal de concretização (caso por exemplo da Terceira Travessia do Tejo). Por outro lado, foram surgindo novos projetos com impactes significativos neste território, como é o caso do novo terminal de contentores do Porto de Lisboa, que se prevê se possa vir a instalar no Barreiro. Houve pois que encontrar uma metodologia flexível que permitisse aos municípios agir em função das incertezas cruciais de concretização destes projetos, tendo-se para tal construído uma matriz de Referência estratégica que perspetiva o contributo dos vários projetos para o alcance dos objetivos do plano de mobilidade

Plano desenvolvido em parceria com a Bruno Soares Arquitectos.

Início: Dezembro 2011 Fim: Junho 2015