Plano de Mobilidade e Transportes do Municipio de Oeiras

A Figueira de Sousa – Planeamento de Transportes e  Mobilidade encontra-se a desenvolver o Plano de Mobilidade e Transportes (PMT) para o município de Oeiras. A metodologia adotada visa dar resposta aos principais objetivos definidos para o PMT:

  • Dotar a CMO de um instrumento de intervenção na gestão da mobilidade da população, de modo a reduzir os seus impactes ambientais e assegurar a acessibilidade de toda a população aos diversos espaços urbanos e de lazer, de modo eficiente.
  • Definir medidas e metas para: (i) uma repartição modal menos dependente do automóvel; (ii) um melhor aproveitamento do sistema (redes e serviços) de TC e; (ii) o desenvolvimento das mobilidades suaves.
  • Atender às necessidades de segmentos populacionais específicos, como sejam os grupos mais vulneráveis em termos de qualificação e emprego ou população com incapacidades e limitações sensoriais e funcionais.
  • Auscultar e envolver os diversos atores do sistema de mobilidade e transportes, assim como a população em geral, utilizadores e potenciais utilizadores do um sistema de transporte público que se pretende seja a espinha dorsal do sistema de transporte urbano sustentável do município de Oeiras.