Plano de Mobilidade Sustentável para o Concelho de Ponta Delgada

Com a elaboração do Plano de Mobilidade Sustentável (PMS) do Concelho de Ponta Delgada, o Município ficará dotado de um instrumento de intervenção na gestão da mobilidade da população que vive, trabalha ou estuda no concelho, de modo a reduzir os seus impactes ambientais e assegurar uma acessibilidade de toda a população aos diferentes espaços urbanos e de lazer existentes e previstos, de modo eficiente.

A abordagem geral para a realização do PMS de Ponta Delgada é a que se apresenta na Figura 2.1, estando centrada no alcance de metas quantificáveis, apropriadas aos locais, que derivem dos objetivos operacionais delineados de acordo com a estratégia global de desenvolvimento sustentável.

As atividades necessárias à elaboração do PMS de Ponta Delgada estão programadas num conjunto de fases distintas: Caraterização e Diagnóstico, Definição de Cenários, Objetivos e Estratégia, Formulação e Avaliação de Propostas, elaboração do Pano de Ação.

As análises a desenvolver em todas as temáticas do Plano serão suportadas num sistema de informação geográfica (SIG) que constituirá uma ferramenta de informação georreferenciada para cruzamento e acompanhamento das várias temáticas em análise.