Porto de Recreio no Seixal

A Figueira de Sousa Encontra-se a elaborar o Estudo de Viabilidade Técnica Económica-Financeira e Ambiental do Porto de Recreio do Seixal. O Estudo de Viabilidade do Porto de Recreio do Seixal é promovido pela Câmara Municipal do Seixal e enquadra-se numa parceria estabelecida entre esta entidade, a Administração do Porto de Lisboa, o Grupo ETE/Navaltagus – Reparação e Construção Naval e a Libertas – Investimentos Imobiliários.
O Estudo de Viabilidade do porto de recreio do Seixal insere-se nas principais orientações para o desenvolvimento da náutica de recreio no estuário do Tejo e na estratégia de desenvolvimento do município do Seixal, visando constituir-se como um equipamento de referência, para a melhoria e projecção da imagem deste território:
O Plano Estratégico do Porto de Lisboa elaborado em 2008 estabelecia, como acção a implementar no domínio da náutica de recreio, a constituição de uma rede integrada de infra-estruturas no Estuário do Tejo, de diversas tipologias e dirigida a mercados distintos. Aquele documento colocava em evidência a existência de um desajustamento entre a oferta (número de unidades, capacidade instalada e tipologia de infra-estruturas) e a procura existente e potencial (tanto em número de postos de amarração, como em infra-estruturas dotadas de equipamentos e serviços capazes de induzir a constituição de uma oferta qualificada e diferenciada, assim como um desequilíbrio espacial na sua distribuição, sendo notória a sua concentração na margem Norte do Estuário.
A estratégia definida no Plano Estratégico do Porto de Lisboa foi desenvolvida no Plano Integrado da Rede de Infraestruturas de Apoio à Náutica de Recreio no Estuário do Tejo (PIRANET), plano que teve como objetivo operacionalizar a e estabelecer os princípios orientadores para o desenvolvimento da náutica de recreio e a rede de infraestruturas de apoio à náutica de recreio no estuário do Tejo.
A Câmara Municipal do Seixal definiu a aposta no turismo e no recreio náutico como uma das prioridades de desenvolvimento do município, apostando na suplantação das carências existentes em termos de oferta de espaços dedicados à náutica de recreio. De acordo com a estratégia de desenvolvimento do municipio, o desenvolvimento de infra-estruturas e equipamentos de apoio constitui-se como um elemento mobilizador das actividades náuticas desportivas e de recreio, bem como da promoção das actividades turísticas ancoradas num novo produto turístico insuficientemente explorado e indutor do reforço da atractividade deste município.
Ademais, as características e condições propiciadas pelo quadro paisagístico-natural formulado pelo Estuário do Tejo e Baía do Seixal conferem às infra-estruturas e equipamentos a estudar uma vocação turística e de lazer que importa considerar e equacionar. Este facto é ainda potenciado pelo amplo processo de revitalização das frentes ribeirinhas da Baía do Seixal, indutor do reforço da qualificação urbanística e do reforço da atractividade deste território para o desenvolvimento de novas actividades.